A Homenagem ao Marcão

Neste domingo, 28 de novembro, Marco José Bobsin, o Marcão, estaria completando 70 anos de idade. Infelizmente ele não pode comemorar o aniversário aqui na terra, pois foi chamado para missões certamente mais importantes e teve que nos deixar, em julho do ano passado.

Enquanto esteve aqui foi um grande filho, irmão, marido, pai e avô, além de Gremista fervoroso, daqueles de ir a treino e acompanhar o time no interior do estado, onde quer que o Grêmio jogasse.

A presença ativa e a participação constante em todas as rodas onde se discutia futebol (nos anos 70/80 não existiam redes sociais digitais) acabou por torná-lo conhecido como liderança entre os torcedores e isto o levou aos recém criados movimentos políticos, como o Movimento Reforma (1º grupo político do clube), depois Movimento Cabana dos Santos (onde concorreu e se elegeu conselheiro do clube pela primeira vez), para, em 2006, ajudar a fundar a Associação Grêmio Unido, grupo pelo qual foi conselheiro e que o indicou à vice-presidência do clube, cargo ao qual concorreu, foi eleito e assumiu, em 16 de dezembro de 2020.

Assim que o presidente Romildo Bolzan Jr. assumiu, em dezembro de 2014, convidou-o para ocupar a chefia de gabinete da presidência, por sua lealdade e como reconhecimento pelo trabalho realizado por ele nas campanhas políticas internas do clube, que elegeram Romildo e seu Conselho de Administração, e também na eleição dos novos conselheiros.

Como chefe de gabinete e depois como vice-presidente, Marco José Bobsin, prestou inúmeros serviços ao Tricolor, sendo o companheiro fiel e conselheiro das horas boas e ruins, do presidente, e peça-chave no processo de pacificação política e ampliação do diálogo entre os movimentos do Clube. Defendendo sempre a oxigenação política, foi um dos responsáveis pela abertura da estrutura de debate aos diferentes grupos.

Foi desempenhando esta difícil e delicada missão que atuou, por 5 anos, como anfitrião de convidados do clube, conselheiros e integrantes de grupos políticos, na tribuna presidencial, no 2º andar da Arena, em dias de jogos. O ambiente ficou a “cara” do Marcão e por isto, por decisão do Conselho de Administração, o espaço recebeu seu nome.

A “Sala Marco José Bobsin” e a placa correspondente, inauguradas no último dia 12 de novembro, são homenagens ao torcedor que se transformou em dirigente respeitado, por amor ao clube, postura e competência no trato das questões do Tricolor e, principalmente, por eleger como objetivo de trabalho a união de todos em prol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Coordenação de Comunicação