Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na noite da última sexta-feira, 14, a comunidade gremista reuniu-se numa casa de espetáculos de Porto Alegre para comemorar os 115 anos da instituição. Ao tradicional banquete de aniversário compareceram mais de 700 pessoas entre autoridades, associados, conselheiros, funcionários, ex e atuais jogadores do clube, além dos integrantes do Conselho de Administração e presidente e vice do Conselho Deliberativo.

A grandeza da festa de aniversário retratou o grande momento do clube, que, nos últimos quatro anos conseguiu superar condições desfavoráveis, no futebol e nas finanças, e ao completar 115 anos se consolida como uma das maiores forças do futebol mundial.

O presidente Romildo Bolzan Jr., em seu discurso, fez um rápido balanço da situação econômica do clube, revelando o resultado orçamentário acumulado dos últimos 8 meses e se emocionou, ao referir que o Grêmio realizou, até agosto, R$ 310 milhões de receitas, com um lucro líquido de 70 milhões, pagando 100 milhões de dívidas no período, arrancando aplausos dos presentes.

Disse também que os resultados são fruto da observação de alguns binômios: “organização interna, governança, administração, formação de jogadores, formação de ativos, valorização de ativos, paciência na formação de jogadores” e reafirmou que os meninos da Base não saem da Arena sem deixar pelo menos um título: “o ganho desportivo precede o ganho econômico”.

Ressaltou a gestão e o formato de tomada de decisões, que ocorrem todas as segundas-feiras, nas reuniões do Conselho de Administração e a correspondência deste trabalho junto ao CD, o que gera “pouca margem de erro”, fruto de decisões consensuais e nunca por maioria.

A festa foi abrilhantada por duas bandas musicais que não economizaram nos cânticos da torcida e no hino do clube, além de vídeos retratando o mote da festa de aniversário: os três títulos da Libertadores da América.

A Associação Grêmio Unido compareceu ao evento com sua direção e mais de 80 de seus associados, a maioria conselheiros do clube, numa demonstração de força, comprometimento e participação efetiva na vida da instituição, como o maior grupo político de apoio à gestão Romildo Bolzan Jr.